Resenha Trilogia Jogos Vorazes + A Cantiga dos Passaros e das Serpentes - Suzanne Collins

Olá e que a sorte esteja sempre ao seu favor! Nem preciso falar qual a resenha de hoje, né? A trilogia da minha vida, os livros que me fizeram amar ainda mais esse universo da fantasia e meu primeiro contado com distopia: a trilogia Jogos Vorazes + o novo livro lançado em 2020, The Ballad of Songbirds and Snakes (A Cantiga dos Passaros e das Serpentes), da autora Suzanne Collins.

Alerta de spoilers!!

Bom a trilogia Jogos Vorazes é composta por três obras de artes, essas são: The Hunger Games (Jogos Vorazes), Catching Fire (Em Chamas) e Mockingjay (A Esperança).

A trilogia vai se passar em um Estados Unidos distópico, agora chamado de Panem. O país é dividido por distritos (do 1 ao 12) e tem uma capital chamada Capitol. Desde uma revolta dos distritos, que aconteceu 74 anos antes do primeiro livro, todos os anos cada distrito passa por uma Colheita onde um menino e uma menina entre 12 e 18 anos são sorteados para lutarem nos Jogos Vorazes até que haja apenas um vencedor.

No primeiro livro da trilogia, The Hunger Games (Jogos Vorazes), nós vamos conhecer a Katniss, uma menina de 16 anos do Distrito 12 que vai se vonluntariar como Tributo para os Jogos para salvar sua irmã, Prim. O que ela não esperava era que o Tributo masculino do seu distrito seria Peeta, um rapaz que a ajudou num momento difícil da vida dela há alguns anos atrás, por quem ela sente em uma eterna divida e só pode haver um vencedor nos Jogos Vorazes. Nós vamos acompanhar, com o coração na mão, Katniss dentro da Arena, lutando pela sua sobrevivência, que vai ser vista com outros olhos pela Capitol e o Presidente Snow.

"You don't forget the face of the person who was your last hope." pg. 104

⭐ 5/5

Em Catching Fire (Em Chamas), nós vamos ver “a vida pós Arena” e testemunhar a maldade de um governo tirano que vai fazer de tudo para apagar qualquer faísca de revolução, mesmo que muitos inocentes se queimem no processo. Esse segundo livro é sensacional.

"If you die and I live, there's no life for me back in District Twelve. You're my whole life." pg. 423

⭐ 5/5

Mockinjay (A Esperança) é o último livro (e meu favorito), aqui a gente vai ver de pertinho o poder que o povo tem. É um livro muito emocionante, com muitas surpresas, eu nao esperava o rumo que a história tomou e amei como a autora conseguiu surpreender, fazendo a obra totalmente única.

"And if we burn, you burn with us!" pg. 118

💖 Favorito

⭐ 5/5

Comparação com os filmes:

O primeiro filme, baseado no primeiro livro, foi lançado em 2012 e temos como Katniss a maravilhosa Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson sendo nosso eterno Peeta. Em relação ao elenco, eu sinceramente acredito que cada ator que fez parte de toda a franquia foram perfeitos para o papel, eu não poderia imaginar melhores pessoas para dar vida a personagens tão icônicos igual temos em Jogos Vorazes.

Jogos Vorazes foi super fiel ao livro, não  houve nenhuma mudança drástica na história, o que eu acredito que seja a coisa mais importante em um filme baseado em livro. Obviamente, temos pequenos detalhes que quem leu o livro sente um pouco de falta, mas que não interferem no conceito da obra.

⭐ 5/5

Em Chamas, o melhor filme da franquia, na minha opinião, foi um dos filmes mais incríveis que ja assisti e o mais fiel ao livro. O livro traz muitas cenas de ação com muitos detalhes, que foram fielmente trazidos para vida na produção cinematográfica. Eu fiquei chocada com todos os efeitos especiais e com a perfeição dos cenários. Além disso, Jena Malone como Johana Mason e Sam Claffin como Finnick Odair, tinha como não ser maravilhoso?

💖 Favorito

⭐ 5/5

O último livro foi divido em dois filmes: A Esperança – Parte 1 e A Esperança – Parte 2. Os dois filmes, mesmo também fiéis ao livro, eu consegui notar mais diferenças em relação  à obra escrita. Falta de personagens, diferenças na construção de cenários e mudanças de roteiro. Nada disso afeta no contexto da história, mas para quem leu o livro, pelo menos para mim, são algumas diferenças significativas que a gente sente falta ou estranha por conta da história que já conhecemos. Tirando isso, os dois últimos  filmes da franquia são sim incríveis, muitas cenas de ação, Jennifer Lawrence conseguiu mostrar o poder que a Katniss esbanja nos livros e os momentos finais são, sem sobra de dúvidas, muito emocionantes. Chorei horrores.

⭐ 5/5

Agora vamos falar do mais recente lançamento da Suzanne Collins, The Ballad of the Songbirds and Snakes (A Cantiga dos Passaros e das Serpentes).

Este livro é uma prequel ou pré-sequência, isto é, a história se passa no mesmo universo que a trilogia principal, mas vai se passar 64 anos antes do primeiro livro, Jogos Vorazes.

Em A Cantiga dos Passaros e das Serpentes nós vamos ser levados para Panem no ano do 10° Jogos Vorazes, bem ali no comecinho de tudo, logo após a guerra. Nosso personagem principal aqui é ninguém mais, ninguém menos que Coriolanus Snow, já conhecido lá na trilogia principal como Presidente Snow.

Nesse livro a gente vai conhecer um Snow bem antes de ele ser presidente, estava só no sonho dele por enquanto, e vamos ver como não tem jeito, ele é deplorável mesmo. A cada palavra bonita que sai da boca dessa criatura, o pensamento seguinte, mostrando as reais intenções, acaba com todo o encanto que nem tinha sido criado ainda.

Além de Snow, nós vamos conhecer Lucy Gray Baird, uma das personagens mais incríveis que eu já tive a oportunidade de ler. Lucy Gray é corajosa, talentosa e merecia o mundo.

Um detalhe dessa história que eu amei demais foram as músicas. Músicas originais escritas especialmente para esse livro, cantigas antigas que realmente existem na vida real e explicações de duas músicas que a gente conhece la na trilogia principal, mas não sabíamos do significado e como elas foram criadas.

É uma história incrível, não imaginei que ia amar tanto, mas Suzanne Collins nunca decepciona, né?

Além disso, já tem várias teorias de como a historia dessa pré-sequência se interliga com nossa queridíssima Katniss Everdeen e tudo que eu quero é mais um livro pra esclarecer todas essas dúvidas na minha mesa agora, Suzanne Collins. Eu sou curiosa. 

"You're mine and I'm yours. It's written in the stars." pg. 386

⭐ 5/5

A produção cinematográfica de A Cantiga dos Passaros e das Serpentes foi praticamente confirmada, o diretor da franquia Jogos Vorazes, Francis Lawrence, ja foi confimado como o diretor e Suzanne Collins ja foi confirmada como produtora. Eu estou super ansiosa para poder ouvir as músicas e ver quem vai dar vida para Lucy Gray e Coriolanus!

“Happy Hunger Games and may the odds be ever in your favor!”

E você, prefere o livro ou o filme?

Comentários

  1. Eu amei todos os filmes!
    Mas tenho certeza que a leitura é muito mais emocionante, pois a cada capítulo é uma sensação diferente e impolgante. Continui nos agraciando com suas descobertas.
    Titia ama❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Eu amei todos os filmes!
    Mas tenho certeza que a leitura é muito mais emocionante, pois a cada capítulo é uma sensação diferente e impolgante. Continui nos agraciando com suas descobertas.
    Titia ama❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Fabiane Dezoti

    Shou essa trilogia!
    Assisti os filmes e foi uma aventura incrível. O cenário, figurino , atores , com um potencial de deixar sem fôlego a cada cena que aparece! Vale a pena assistir e reservar um tempo para mergulhar nessa leitura. Vc se expressou bem em seu comentário, motivando ainda mais aqueles que não leram a curiosidade de leitura dessa trilogia.
    Parabéns Naná!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa análise! Você escolheu uma série icônica de livros que marcou não só a literatura,mas também a cultura pop ao todo, principalmente no âmbito dos cinemas, onde demonstrou ser um marco gigantesco! Foi incrível todos os pontos destacados nesta resenha por você, todas as informações relevantes que visam mostrar de forma integral o quão bela e interessante tais obras conseguem ser! Espero ver mias resenhas, e continue com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Oooi parabéns pelo blog, amei as resenhas mto diretas e bem escritas, vc poderia fazer uma resenha sobre a explicação dessas músicas, principalmente aquela "are you ? Are you coming to the three"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, vou preparar o post com carinho e posto por volta do fim de semana! Obrigada pela dica!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Serie Red Queen (Rainha Vermelha) - Victoria Aveyard

Resenha Esquecendo Sebastian - Loud Chaos

Resenha Forbidden (Proibido) - Tabitha Suzuma